7 raças de cães grandes

Quer adotar um cão de grande porte? Descubra as raças de cães grandes mais procuradas pelas famílias portuguesas.
raças de cães grandes

Atualizado a 24/05/2023

Os cães grandes despertam o interesse de inúmeras famílias. Grande parte desta curiosidade surge devido à imponência e às mais variadas morfologias que estes cães de grande porte podem apresentar.

No entanto, as raças de cães grandes obrigam os donos a terem alguns cuidados diários para que possam crescer de forma saudável e feliz.


Características comuns das raças de cães grandes

Tamanho

A principal característica destes cães é efetivamente o seu tamanho. As raças de cães grandes medem, por norma, mais de 60cm e pesam em torno de 30kg.

Esperança média de vida

Os cães de grande porte, por norma, envelhecem mais rapidamente do que as restantes raças e, por isso, apresentam uma esperança média de vida mais curta, que ronda os 5 e os 8 anos.

Temperamento

As raças de cães grandes estavam originalmente destinadas a desempenhar diversas funções, algumas bastante exigentes, em que não só o seu físico, mas também o seu temperamento, eram postos à prova.

Algumas raças eram usadas para proteger o gado de predadores, certas raças eram usadas para conduzir os animais, outras eram usadas para proteger propriedades e alertar os seus proprietários… Se analisarmos os animais de grande porte que se encontram atualmente, estes temperamentos e comportamentos continuam muito presentes.

Por serem tipicamente dominantes, fortes e independentes, as raças de cães grandes precisam de um relacionamento forte e de disciplina por parte dos donos. Só assim é possível socializar e viver em harmonia com outros animais e pessoas.

Este temperamento mais forte e especial pode ser um grande desafio para donos sem qualquer experiência.

Energia

A grande maioria dos animais de grande porte possui muita energia e exige muita atividade física, sendo, por isso, mais adequados para famílias com disponibilidade e espaço para contribuir para esta necessidade do animal.

 
Principais problemas de saúde dos cães grandes

As patologias mais comuns nas raças de cães grandes estão principalmente associadas ao seu tamanho, peso e envelhecimento.

Problemas ósseos e nas articulações, como a displasia da anca ou dos cotovelos, são recorrentes nestes animais devido ao crescimento rápido, ao ganho de peso em excesso e a inflamações das articulações ganhas com o passar do tempo.

Muito comum em cães de grande porte com peito profundo, o complexo de dilatação/ vólvulo gástrico é uma patologia que ocorre quando o estômago dilata excessivamente e se torce. Além do acompanhamento veterinário, são necessários cuidados com a alimentação e a prática de exercício físico.

Também a Síndrome de Wobbler é muito comum nas raças de cães grandes. Esta patologia consiste numa compressão medular progressiva causada por alterações degenerativas nas vértebras cervicais, causando dor e alterações neurológicas nos animais.

A cardiomiopatia dilatada é um problema de saúde comum neste tipo de animais. O coração do cão não contrai o suficiente para conseguir dar resposta às necessidades circulatórias do organismo.
Raças de cães grandes

1. São Bernardo

Apesar de ser um cão de grande porte e parecer altivo, o São Bernardo é um cão bondoso e paciente.

O porte desta raça varia entre os 65 aos 80 cm, no caso das fêmeas e entre os 70 aos 90 cm no caso dos machos. O seu peso varia entre os 55 e os 100 kg.

Saiba tudo sobre a raça São Bernardo.

2. Weimaraner

O Weimaraner é um cão lindíssimo e muito inteligente. Há até quem refira que os animais desta raça possuem autênticos “cérebros humanos” tal é a inteligência.

São cães muito sociáveis, ativos e energéticos. Possuem normalmente entre 57 e 70cm de altura e podem pesar entre 25 e 40kg.

3. Cane Corso

Lealdade, obediência e imponência são as principais características da raça Cane Corso. Esta raça de cães grande pode apresentar uma altura aproximada de 60 a 68 centímetros.

Se se tratar de um macho, um Cane Corso pode pesar até 50 quilos. Se for uma fêmea, pode pesar até 45 quilos.

Descubra todas as características da raça Cane Corso.

4. Labrador Retriever

O Labrador é a raça mais difundida dos Retrievers, sendo um animal muito equilibrado, ativo e ágil.

Pertencente às raças de cães grandes, o Labrador Retriever adulto tem um peso que oscila entre os 25 e os 30 kg. Os machos apresentam uma estatura entre os 57 e os 62 cm, enquanto as fêmeas medem entre 55 e os 60 cm.

Saiba tudo sobre o Labrador Retriever.

5. Rafeiro Alentejano

Grande, atento e nobre. Assim é o Rafeiro Alentejano, uma visão imponente. Esta raça de cães grandes destaca-se pelo seu aspeto físico imponente.

Um Rafeiro Alentejano pode chegar a cerca de 75 cm de altura e pesar cerca de 50 Kg.

Descubra tudo sobre esta raça que alia uma personalidade vincada a uma lealdade inabalável.

6. Pastor Alemão

O Pastor Alemão, também conhecido por Lobo da Alsácia, sugere uma pertença a uma linhagem ancestral, sendo de forma comum comparado ao lobo da Idade do Bronze. É uma raça conhecida pelo seu sentido obediente e por ser muito responsável e ponderado.

A estatura do Pastor Alemão varia consoante o seu género. O macho apresenta entre 30 a 40 kg, medindo entre 60 a 65 cm. Já a fêmea pesa entre 22 a 32 kg, apresentando uma estatura que pode ir dos 55 aos 60 cm.

Explore ao detalhe todas as características do Pastor Alemão.

7. Rottweiler

O cão Rottweiler, conhecido pelo “cão do açougue”, é dedicado ao seu dono e revela um espírito inteligente.

A estatura do Rottweiler é de médio/grande porte. Os machos atingem o tamanho máximo entre 61 e 69 cm, oscilando por um peso por norma de 50 kg. Já as fêmeas Rottweiler são ligeiramente mais pequenas, tendo entre 56 e 63 cm, com um peso de cerca de 42 kg.

Saiba mais sobre a raça Rottweiler.