Tipos de cerveja
Atualmente, e cada vez mais, existem uma grande variedade de cervejas para agradar os diferentes paladares dos apreciadores desta bebida. Estamos a falar de mais de 100 tipos e estilos de cerveja que se dividem essencialmente pelo seu tipo de fermentação ou pelo seu teor alcoólico.
Tipo de fermentação
Cervejas Ale
As cervejas Ale são bebidas de alta fermentação, entre 15º e 24ºC. Por norma, apresentam uma maior variedade de aromas e sabores influenciados pela sua levedura, com notas frutadas e especiarias.Deste grupo fazem parte as cervejas Amber Ale, Barleywine, Brown Ale, India Pale Ale, Pale Ale, Porter, Saison, Sour Ale, Stout, Trappist e Weizenbier.
Cervejas Lager
As Lager são cervejas de baixa fermentação, entre os 8º e os 14ºC e, ao contrário das Ale, apresentam um sabor mais simples, onde as características dos cereais e lúpulo se destacam.Deste grupo fazem parte as famosas cervejas Bock, Dunkel, Pale Lager, Pilsner, Schwarzbier e Vienna Lager.
Cervejas Lambics
O grupo Lambic, composto pelas cervejas Faro, Gueuze e Kriek, é um dos estilos de cerveja mais antigos. É composto pelas cervejas fermentadas de forma orgânica, com a levedura presente no ar e sem adição de fermento.
Teor alcoólico
Como referimos, as cervejas podem ainda ser classificadas pelo ser teor alcoólico: cerveja com álcool e cerveja sem álcool.
Cerveja artesanal
A esta grande variedade de cervejas, juntam-se ainda as artesanais. Como o nome indica, as cervejas artesanais são produzidas através de meios e técnicas artesanais, à base de ingredientes únicos e de elevada qualidade.Diferem das cervejas industriais apenas pelo seu processo de produção, que depois lhes conferem sabores, texturas e experiências únicas e que fazem as delícias dos verdadeiros apreciadores de cerveja.
Benefícios da cerveja
Apesar de ser uma bebida alcoólica, a cerveja pode apresentar alguns benefícios para quem a consome.
- Propriedades antioxidantes: os flavonoides da cevada e do lúpulo conferem à cerveja propriedades antioxidantes (superiores às do vinho);
- Saúde cardiovascular: alguns estudos apontam o papel preventivo da cerveja no combate a doenças cardiovasculares, nomeadamente aterosclerose e ataques cardíacos;
- Saúde do cérebro: outros estudos indicam ainda que a cerveja pode reduzir o risco de AVC (Acidentes Vascular Cerebrais) e de desenvolver Alzheimer e pode ainda ajudar a curar insónias;
- Propriedades diuréticas: se tem pedra nos rins, saiba que a cerveja tem efeitos diuréticos e, por isso, ajuda ao normal funcionamento dos rins e à eliminação de sódio e cálcio;
- Poucas calorias: a cerveja tem outro benefício para quem procura manter ou diminuir o seu peso, o seu baixo teor calórico. Ao contrário de outros bebidas alcoólicas que tendem a ser mais calóricas, uma cerveja de 33cl tem apenas 14 calorias.
Para que é que serve a cerveja?
Ao contrário do que possa pensar, a cerveja é uma bebida alcoólica versátil. Além de poder ser consumida da forma mais comum, bebendo-a, a cerveja pode ser usada para preparar deliciosas receitas.
Receitas com cerveja
A cerveja dá um paladar único a alguns pratos, especialmente às carnes. Convidamo-lo a experimentar esta receita de picanha com cerveja e farofa de ervas e bacon, estas costeletas de borrego com cerveja e miso ou ainda esta sugestão original de douradinhos em polme de cerveja preta.