Saiba mais sobre esta bebida tradicional portuguesa e como pode deliciar-se nos dias mais frios.
Jeropiga: o que é?
A jeropiga é uma bebida alcoólica tradicional de Portugal, da região de Trás-os-Montes, especialmente consumida nos meses mais frios do ano.
À semelhança do Vinho do Porto e do Moscatel, a jeropiga é um vinho doce, licoroso, com um elevado teor alcoólico, uma vez que é adicionada aguardente para interromper a fermentação das uvas e reter um pouco mais do açúcar natural da bebida.
No fundo, a jeropiga é composta por duas partes de mosto de uva, uma parte de aguardente e canela. Esta mistura resulta numa bebida com o equilíbrio perfeito entre a doçura e um aroma persistente a frutos secos.
A breve história da Jeropiga
Não se sabe ao certo a data em que a jeropiga apareceu à mesa dos portugueses. Sabe-se, no entanto, que este “novo vinho” terá surgido devido à escassez de vinho depois do verão, na época do São Martinho.
Nos dias de hoje, a jeropiga enche os copos de várias famílias portuguesas com tradição e sabor. E é no mês de novembro, quando se celebra o Magusto, que esta bebida ganha especial destaque. É o vinho predileto para acompanhar as deliciosas castanhas assadas ou cozidas.
Mas a sua harmonização não se fica pelas castanhas. A jeropiga combina bem com outros frutos secos, sobremesas de ovo e doces no geral, carnes gordas e queijos.
Onde comprar jeropiga
A produção da jeropiga dá-se em maiores quantidades na época de outono e inverno. Por isso, é a partir dos meses de outubro e novembro que encontra esta bebida à venda.
Na Garrafeira do Continente tem ao seu dispor algumas variedades de jeropiga, tais como a Jeropiga Albergaria ou a Jeropiga Casa Paciência.
Jeropiga: receita
Se prefere fazer a sua própria jeropiga em casa, deixamos-lhe uma versão da receita original.
Ingredientes:
- 1l de aguardente
- 2l de mosto de uva
- 300g de açúcar
- 1 pau de canela
Preparação:
1. Para fazer jeropiga caseira, comece por esmagar as uvas para extrair para um recipiente o mosto (sumo), antes de este começar a fermentar.
2. Feche o recipiente e guarde-o à temperatura ambiente por cerca de 2 dias, para que o mosto fermente.
3. Quando o processo de fermentação começar, irá sentir um aroma a vinho e é nesta altura que deve adicionar a aguardente, o açúcar e o pau de canela.
4. Misture tudo muito bem, volte a fechar o recipiente e reserve-o durante um mês.
5. Após este período, coe o líquido da mistura e verta a jeropiga que acabou de criar para garrafas individuais.
6. Guarde sempre as garrafas de jeropiga num local seco e fresco.