5 atividades para fazer com crianças em casa
Colagens

Para esta atividade necessita apenas de folhas de papel e cola. De resto, utilize os materiais que tiver em casa e no jardim. Experimente fazer colagens com folhas de árvores, recortes de revistas e jornais, palitos, guardanapos coloridos, ou mesmo com massas secas e grãos de arroz pintados.
A ideia é deixar que as crianças desenvolvam o seu espírito criativo e imaginem formatos e texturas para as suas obras de arte. Não seja demasiado descritivo sobre o que podem fazer. Quanto mais sentirem que estão no “comando” das operações, mais tempo irão dedicar à tarefa o que fará com que a atividade seja muito mais divertida.
Cozinhar

Para que as crianças passem bons momentos na cozinha, experimente novas texturas, alimentos e combinações. Fazer bolachas de manteiga e deixar que os seus filhos as cortem com as formas que mais gostam pode ser uma excelente ideia. Um bolo simples de iogurte ou umas panquecas fáceis também são ótimas receitas para fazer com os mais novos e podem degustar o resultado ao lanche.
Construir e brincar com fantoches

Depois das personagens criadas, encene um teatro. Esta é a altura em que as crianças imaginam um sem fim de histórias diferentes com as mesmas personagens. Crie as personagens, o espaço de performance e até mesmo as próprias histórias. Envolva-as no processo e sentirão que fazem parte do resultado.
Pinturas

Os mais pequenos adoram ter a liberdade de pintar e de se poderem expressar através das formas e cores. Varie nos materiais. Por exemplo, pode fazer um desenho com giz branco ou lápis de cera numa folha de cor. Misturar cores e ver as tonalidades que vão surgindo também é uma ótima dica e pode servir para ensinar alguns conceitos importantes.
Um clássico das pinturas das crianças é usar tintas com os pés e as mãos para marcar nas folhas. Não só será um momento bem divertido como o desenho serve de recordação para oferecer como lembrança aos avós ou outro familiar.
Escrever cartas

Aproveite para sugerir às crianças que escrevam uma carta para alguém. Pode ser aos avós, aos tios ou a algum amigo da escola. É um momento de recolha, concentração e criatividade também, ótimo para intercalar com os momentos de brincadeira.