Quando a alimentação é ajustada e otimizada através de hábitos saudáveis e conscientes, é possível reduzir o impacto no ambiente. E é mais fácil do que pode parecer à primeira vista. Há 6 dicas essenciais que todos podem seguir.
6 dicas para uma alimentação mais saudável e sustentável
Sabia que existem mais de 150 espécies de plantas cultivadas para alimentação humana? No entanto, apenas 3 plantas representam mais de metade da produção alimentar mundial: o milho, o trigo e o arroz. Preservar esta capacidade de alimentar o planeta é uma missão de todos. Aqui ficam algumas dicas para dar os primeiros passos em casa.
1. Planeie as suas compras
Planeie as suas refeições para a semana e faça uma lista dos alimentos necessários antes de ir às compras. Pense em receitas que partilhem ingredientes, verifique o que já tem na despensa ou no frigorífico, e tenha atenção também às datas de validade. Desta forma, evita o desperdício alimentar e reduz a sua pegada ambiental.
2. Escolha frutas e legumes da época
O consumo de frutas e legumes da época faz parte de uma alimentação saudável e sustentável. Sendo consumidos na sua época de produção, estes alimentos não só serão mais saborosos como terão uma maior riqueza nutricional. Acresce que, se for produzida localmente, contribui ainda para um ambiente mais sustentável e para o desenvolvimento da economia nacional.
3. Cozinhe pratos mais equilibrados
Uma alimentação saudável é uma alimentação completa, equilibrada e variada. Predomina o consumo de produtos frescos e da época, especialmente frutas e legumes, e é reduzido o consumo de alimentos com elevado teor de sal, gorduras e açúcares adicionados.
Para promover uma dieta mais saudável e sustentável, o Continente adaptou um conjunto de receitas para criar um menu fácil e prático: a Dieta do Planeta. Esta dieta dá preferência aos produtos da época, privilegia o consumo de hortofrutícolas, recorre a fontes proteicas de origem vegetal e minimiza o consumo de sal, açúcar, gorduras saturadas e proteína animal.
Siga as receitas da Dieta do Planeta, planeie as refeições, faça a sua lista de compras e evite o desperdício alimentar. Juntos, ajudamos a preservar o planeta.
4. Minimize o desperdício
Em vez de deitar fora restos de comida, reaproveite as sobras e use a criatividade para as incorporar em novos cozinhados. Assim, não só poupa dinheiro e tempo, como também contribui para a redução do desperdício alimentar.
5. Opte por produtos com Certificação Resíduo Zero
Para uma alimentação mais saudável e sustentável escolha produtos com Certificação Resíduo Zero. Este sistema de produção agrícola privilegia o uso de produtos de origem biológica, com o objetivo de obter alimentos livres de resíduos de pesticidas, com continuidade e qualidade durante todo o ano.
6. Escolha produtos biológicos
Os produtos biológicos são uma das respostas para uma alimentação mais sustentável. Optar pela agricultura biológica e por produtos sustentáveis significa cuidar da sua saúde, consumir produtos com menos compostos químicos e promover o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar animal.
A redução da exposição a pesticidas sintéticos, o uso sustentável dos recursos naturais do planeta, o respeito pelos ciclos naturais de produção e a valorização dos produtores locais são alguns dos princípios da produção biológica.
Produtos biológicos no Continente
Se procura tornar os seus hábitos de consumo mais sustentáveis, conheça uma vasta gama de produtos biológicos de referência em Portugal: a marca Continente BIO.

- As bebidas vegetais do Continente Bio, nomeadamente a bebida vegetal de soja e a bebida vegetal arroz e amêndoa, têm um sabor suave, autêntico e textura leve.
- Para os que procuram uma alternativa aos cremes de barrar tradicionais, esta pasta de amêndoa é uma excelente escolha.
- A banana biológica tem um menor impacto no meio ambiente e, se além disso for de produção local, ajuda à valorização dos produtores locais e do meio rural.
Agora que já sabe como ter uma alimentação mais saudável e sustentável, faça escolhas conscientes e desfrute de hábitos alimentares que beneficiam a sua saúde e o meio ambiente.
✅ Este artigo foi aprovado pela Equipa de Nutrição do Continente.