Semifrio proteico de chocolate Yämmi
1 min Fácil
Receitas
Ver tudo em receitasGarrafeira
Ver tudo em garrafeiraDecoração e Jardim
Ver tudo em decoração e jardimGravidez e Bebé
Ver tudo em gravidez e bebéAnimais
Ver tudo em animaisPrep: 420 min
Difícil
6 pessoas
Alto
Um bolo rico, tradicional na quadra do Natal até ao Dia de Reis, a simular a coroa pejada de pedras preciosas na forma das coloridas frutas cristalizadas. Dá trabalho, mas vale a pena fazê-lo em casa.
Misture 220g de farinha com o fermento de padeiro desfeito em leite morno. Amasse a mistura, abafe e deixe em repouso por 2 horas a fermentar.
Peneire a farinha restante sobre a mesa, ficando em monte. Abra uma cova no meio desta para deitar o sal, o açúcar, as gemas de ovos, as claras, a manteiga derretida, as amêndoas, as nozes, os pinhões, as passas e ainda o leite, em quantidade suficiente para amassar. Esta massa liga-se com a que ficou a descansar.
Amasse novamente e depois deixe a repousar, coberta, durante cerca de 4 horas, para fermentar. Passado este tempo, misture na massa a aguardente, estenda o bolo em forma de coroa, meta uma fava e por cima as frutas secas, as ameixas, bocados de cidrão e pinte o bolo com o ovo batido. Disponha no tabuleiro polvilhado com farinha e leve a cozer ao forno durante 1 hora à temperatura de 160ºC.
DICA: Os frutos secos devem ser conservados em lugar fresco e seco para não ganharem bolor.