Os melhores vinhos para acompanhar o borrego na Páscoa
O vinho tinto é a escolha ideal para acompanhar pratos à base de borrego, principalmente devido à sua estrutura robusta e à presença marcante de taninos. Este tipo de vinho consegue, como nenhum outro, realçar e equilibrar os sabores desta carne.
Por um lado, a sua estrutura mais intensa, encorpada e com um teor alcoólico mais elevado, harmoniza perfeitamente com a textura suculenta da carne de borrego, valorizando a experiência do paladar.
Por outro, os taninos presentes nos vinhos tintos ajudam a equilibrar o sabor da gordura, especialmente quando a preparação envolve gorduras adicionais.
1. Sagrado Premium DOC Douro Tinto

2. Côtto Signature DOC Douro Tinto

3. Vale D. Maria Signature DOC Douro Tinto

4. Albenaz Escadaria Maior Premium Touriga Nacional DOC Douro Tinto

5. Albenaz Terraço Real Syrah Premium Regional Alentejano Tinto

Como servir os melhores vinhos para acompanhar o borrego
Ao escolher os melhores vinhos para acompanhar o borrego, leve em conta a forma como a carne será confecionada. O borrego assado ou grelhado pode harmonizar bem com vinhos tintos mais estruturados, enquanto preparações mais suaves podem ser complementadas por vinhos tintos mais leves.
Posto isto, siga estas dicas práticas:
- Sirva o vinho tinto entre 16 e 18°C para realçar os aromas e sabores sem comprometer a estrutura do vinho. Se necessário, utilize um balde de gelo durante alguns minutos para refrescar.
- Considere decantar o vinho, especialmente se for mais encorpado. Esta dica ajuda a suavizar os taninos e permite que o vinho respire e atenue as características mais pronunciadas.
- Utilize copos em formato tulipa para que os aromas fiquem mais concentrados.
Receitas com borrego
O borrego é uma das principais estrelas nas mesas portuguesas nesta época. Isto porque tem uma suculência excecional, resultante da carne macia e bem marmorizada. A gordura intramuscular contribui para a suavidade da carne, conferindo-lhe um sabor único que se destaca em qualquer tipo de confeção. Esta Páscoa, experimente estas receitas:
- Borrego assado com batatas. No prato, a visão é irresistível – uma combinação de tons caramelizados e terrosos, indicando um equilíbrio perfeito entre calor e tempo.
- Borrego assado com arroz de forno. Ao redor do borrego, o arroz de forno complementa perfeitamente a suculência da carne. Uma combinação de sabores que evoca tradição e celebração.
- Borrego assado no forno com paprica fumada. Este prato é uma forma mais ousada e intensa de saborear o borrego na Páscoa. O toque fumado intensifica-se durante a confeção, preenchendo o ambiente com aromas que abrem o apetite. Guarde esta receita para surpreender a família no domingo de Páscoa.
- Ensopado de borrego. Este ensopado de borrego é irresistível. A carne revela uma textura ainda mais macia e suculenta, fruto da confeção lenta.
- Brás de borrego. Ideal para aproveitar as sobras de borrego que tenham ficado no frigorifico. A batata frita palha e os ovos são o complemento perfeito para entrelaçar a carne desfiada. E prepara-se em apenas 15 minutos.
- Carré de borrego com crocante de pistácios. Tostados até atingirem uma cor dourada, os pistácios contrastam na perfeição com a suavidade do borrego.
Continente, onde encontra os melhores vinhos para acompanhar borrego
No corredor dos vinhos nas lojas Continente, e também na nossa Continente Online, vai encontrar os melhores vinhos para acompanhar borrego e tornar esta Páscoa ainda mais especial. Um brinde aos momentos em família mais saborosos!